Nicky Lauda é um piloto de Fórmula 1 que venceu três Campeonatos Mundiais e é conhecido por ser um dos pilotos mais corajosos e bem-sucedidos do esporte. Nascido em Viena, Áustria, em 22 de fevereiro de 1949, a carreira de Lauda começou aos 18 anos, quando venceu duas corridas do campeonato europeu de motos em duas semanas. Ele então correu na Fórmula 2 antes de passar para a Fórmula 1.
As habilidades de condução de Lauda eram renomadas; ele foi muitas vezes descrito como um piloto de "sorte", e sua incrível vontade de vencer fez dele um dos pilotos mais formidáveis de todos os tempos. No entanto, após um acidente quase fatal em 1976, Lauda deixou as corridas até que uma oferta da Ferrari o levou de volta para a temporada de 1979.
Início da vida de Nicky Lauda
Nicky Lauda é um piloto de Fórmula 1 que venceu três Campeonatos Mundiais e é conhecido por ser um dos pilotos mais corajosos e bem-sucedidos do esporte. Nascido em Viena, Áustria, em 22 de fevereiro de 1949, a carreira de Lauda começou aos 18 anos, quando venceu duas corridas do campeonato europeu de motos em duas semanas.
As habilidades de condução de Lauda eram renomadas; ele foi muitas vezes descrito como um piloto de "sorte", e sua incrível vontade de vencer fez dele um dos pilotos mais formidáveis de todos os tempos. No entanto, após um acidente quase fatal em 1976, Lauda deixou as corridas até que uma oferta da Ferrari o levou de volta para a temporada de 1979.
Em 1984, Lauda se aposentou, mas voltou a correr quatro anos depois com a McLaren como parte de sua formação de pilotos. Uma série de 5 vitórias consecutivas de 1985 a 1987 viu Lauda vencer seu terceiro Campeonato Mundial antes de se aposentar.
Carreira de corrida de Nicky Lauda
A carreira de piloto de Nicky Lauda o viu competir na Fórmula 1, Fórmula 2 e no campeonato europeu de motos. Lauda nasceu em Viena em 1949, mas passou seus primeiros anos na vizinha Villach. Ele mostrou interesse em competir desde cedo e deu seus primeiros passos no esporte com apenas dezoito anos, quando venceu duas corridas do campeonato europeu de motos em duas semanas.
Nicky Lauda então passou para a Fórmula 2 antes de passar para a Fórmula 1 - o nível mais alto do automobilismo de monopostos. Em 1976, após um acidente quase fatal, Lauda deixou as corridas e se aposentou por 10 anos até que uma oferta da Ferrari o levou de volta para a temporada de 1979.
Em 1984, Lauda se aposentou, mas voltou a correr quatro anos depois com a McLaren como parte de sua formação de pilotos. Uma série de 5 vitórias consecutivas de 1985 a 1987 viu Lauda vencer seu terceiro Campeonato Mundial antes de se aposentar definitivamente no final de 1987.
O acidente de 1976
O acidente quase fatal de Lauda em 1976 foi um dos piores acidentes já vistos na Fórmula 1. Lauda, pilotando pela Ferrari, colidiu com uma parte da pista que havia sido danificada por outros carros e pegou fogo. Lauda ficou preso dentro do carro e sofreu graves queimaduras na cabeça e no rosto. O austríaco passou seis semanas no hospital antes de retornar às corridas três meses após o acidente.
Ele ganhou dois campeonatos mundiais em 1975 e 1977 antes de se aposentar da Fórmula 1 no final de 1979. No entanto, Lauda retornou em 1984 quando ingressou na McLaren como piloto ao lado de Alain Prost, que havia acabado de deixar a Renault.
O que aconteceu depois?
A carreira de Lauda na Fórmula 1 atingiu o pico em 1975, quando ele venceu o Campeonato Mundial com a Ferrari. Seu sucesso na Fórmula 1 acabou depois de um grave acidente durante a corrida de 1976 em Nürburgring, que quase o matou. Lauda ficou com o nariz quebrado, mandíbula e ambas as mãos, além de extensas cicatrizes.
Lauda percebeu que tinha que se aposentar das corridas por causa de seus ferimentos e se aposentou da Fórmula 1 em 1979, após três anos com a McLaren. Ele voltaria para a temporada de 1984 para pilotar pela McLaren ao lado de Alain Prost e voltou a vencer 5 corridas antes de se aposentar definitivamente.
Conclusão
Nicky Lauda sempre será lembrado como um grande piloto que sabia ganhar, assim como perder.
Ele é um piloto de corridas e campeão mundial de Fórmula 1, que foi o único piloto a ser campeão tanto pela Ferrari quanto pela McLaren.
Aposentou-se depois de ganhar o título de Fórmula 1 da FIA em 1984 e entrou em um período de reclusão antes de retornar ao automobilismo com a Mercedes-Benz.
Lauda também foi o único piloto a vencer o Campeonato Mundial de Fórmula 1 pilotando para os dois rivais da empresa, tendo conquistado seu primeiro título em 1975 com a Ferrari e seu segundo em 1984 com a McLaren.
Ele é reconhecido por ter sido um dos pilotos mais inteligentes que já competiu no esporte.
Em 1975, ele também se envolveu em um dos maiores acidentes de corrida de todos os tempos, quando seu carro caiu em Nürburgring.
O acidente quase o levou a perder a vida, mas Lauda se recuperou e continuou sua carreira de piloto.