musgo de Stirling

Stirling Moss é um piloto britânico aposentado, que em 1955 se tornou o primeiro piloto a ganhar três títulos mundiais de Fórmula 1. Ele foi apelidado de "The Silver Fox" por seu cabelo branco distinto.

Em 1956 ele ganhou a International Gold Cup em Oulton Park ao dirigir um Mercedes-Benz W196 R F1. No ano seguinte, ele se tornou o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo - as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 - em um ano, uma conquista sem igual desde então. Em 1957, ele colidiu com uma árvore durante uma corrida em Goodwood e sofreu ferimentos na cabeça com risco de vida. Sua última vitória foi em 1961, quando venceu sozinho Le Mans; condução compartilhada com Dan Gurney depois disso. Ele se aposentou do automobilismo depois de bater pesadamente em um banco em Brands Hatch em 1962, após uma longa e bem-sucedida carreira que rendeu mais de 1.100 vitórias em 2.500 partidas ao longo de quase 30 anos.

Início de vida e carreira

Moss nasceu em Londres, filho de Alfred Moss, um dentista de ascendência judaica do East End de Londres. Na década de 1930, Moss correu de moto e venceu as corridas de motos sênior e sidecar TT na Ilha de Man TT em 1937 cada. Ele então voltou sua atenção para quatro rodas em vez de duas, dirigindo um ERA superalimentado para a equipe de Leslie Johnson, que tinha um Alfa Romeo não competitivo como seu único concorrente. O ERA era um carro de motor dianteiro com excelente manuseio, mas foi decepcionado por seu motor que foi ajustado para velocidade e não para longevidade.

Em 1947, ele se juntou à equipe Mercedes-Benz de Fórmula 1, permanecendo com eles até 1955, conquistando três títulos consecutivos entre 1954 e 1956. A temporada de 1954 é frequentemente vista como o ano mais dominante de sua carreira, com 13 vitórias em 18 corridas. Ele correu como número 7 porque sua noiva Patricia Swan possuía um carro de corrida de sorte com sete (sete sendo considerado um número de azar). Ele continuou a correr até 1962, embora com menos sucesso; sua última aparição competitiva foi em Hockenheim em abril daquele ano, dirigindo um Porsche 718 RSK em uma corrida de Fórmula 2 alemã.

Campeão Mundial de Fórmula 1

Stirling Moss é um piloto britânico aposentado que foi o primeiro piloto a ganhar três títulos mundiais de Fórmula 1, em 1955. Ele é apelidado de "The Silver Fox" por seu cabelo branco distinto.

Em 1956 ele ganhou a International Gold Cup em Oulton Park ao dirigir um Mercedes-Benz W196 R F1. No ano seguinte, ele se tornou o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo - as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 - em um ano, uma conquista sem igual desde então. Em 1957, ele colidiu com uma árvore durante uma corrida em Goodwood e sofreu ferimentos na cabeça com risco de vida. Sua última vitória foi em 1961, quando venceu sozinho Le Mans; condução compartilhada com Dan Gurney depois disso.

Raposa Prateada

Em 1956 ele ganhou a International Gold Cup em Oulton Park ao dirigir um Mercedes-Benz W196 R F1. No ano seguinte, ele se tornou o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo - as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 - em um ano, uma conquista sem igual desde então.

Vencedor da Copa Ouro Internacional

Em 1956, ele ganhou a International Gold Cup em Oulton Park ao dirigir um Mercedes-Benz W196 R F1.

No ano seguinte, Moss se tornou o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo - as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 - em um ano, uma conquista sem igual desde então. Em 1957, ele colidiu com uma árvore durante uma corrida em Goodwood e sofreu ferimentos na cabeça com risco de vida.

Vencedor da Tríplice Coroa

Stirling Moss é um piloto britânico aposentado, que em 1955 se tornou o primeiro piloto a ganhar três títulos mundiais de Fórmula 1. Ele foi apelidado de "The Silver Fox" por seu cabelo branco distinto.

Em 1956 ele ganhou a International Gold Cup em Oulton Park ao dirigir um Mercedes-Benz W196 R F1. No ano seguinte, ele se tornou o único piloto a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo - as 24 Horas de Le Mans, as 500 Milhas de Indianápolis e o Campeonato Mundial de Fórmula 1 - em um ano, uma conquista sem igual desde então. Em 1957, ele colidiu com uma árvore durante uma corrida em Goodwood e sofreu ferimentos na cabeça com risco de vida. Sua última vitória foi em 1961, quando venceu sozinho Le Mans; condução compartilhada com Dan Gurney depois disso.

Acidente na Brands Hatch

O acidente em Brands Hatch ocorreu em novembro de 1962. Foi a última corrida de sua carreira. No final da volta, ele estava liderando e teve que desacelerar para um carro mais lento. O carro de Stirling perdeu o controle em um trecho úmido da estrada e colidiu com um banco. O carro resistiu, mas ele sofreu ferimentos graves na cabeça e nunca se recuperou totalmente antes de morrer em 1993, aos 70 anos.